29 jun 2017

Medo de casar pode ser doença


Você namora há anos e nem sinal de uma evolução para algo mais sério? Antes de brigar, saiba que o medo de casar pode ser uma fobia, que tem nome: “gamofobia”. O gamofóbico tem verdadeiro pavor de qualquer tipo de compromisso mais sério, até mesmo falar ou ser convidado para um casamento.
Essa síndrome não atinge só homens e normalmente pode ocorrer por um trauma de relacionamentos passados, separação dos pais ou até mesmo por uma irracionalidade futura. Se você desconfia de algo parecido com seu parceiro, antes de desistir do relacionamento, observe que alguns sintomas são muito parecidos ao da síndrome do pânico, como: palpitação, mal-estar, sudorese, sensação de sufocamento, tremor e até sensação de morte iminente. A boa notícia é que como qualquer outra síndrome, existe tratamento que pode ser feito com a psicoterapia ou até mesmo o auxílio de um psiquiatra.
Claro que a decisão do casamento não é fácil para ninguém, pois envolvem muitas mudanças e algumas pessoas precisam apenas de boas conversas e se for a pessoa certa, na hora certa, o momento certo virá também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *